FULANI BRAIDS: UMA TRANÇA ANCESTRAL E PODEROSA

Publicado em: 12 jul 2021, 12:32 em https://www.natura.com.br/blog/cabelo/fulani-braids?consultoria=rosaemariabeleza

 

Nós infelizmente vivemos em uma sociedade que a todo momento tenta nos impor um padrão de beleza. Isso faz com que algumas pessoas sofram no processo de autoaceitação e até tenham dificuldade em ter orgulho de ser quem são e mostrar sua própria beleza.

É por isso que este post vem para encorajar e enaltecer quem carrega a ancestralidade no seu visual. Hoje vamos falar das Fulani Braids, um tipo de trança que voltou a ser tendência nos últimos anos. Mas a sua rica história, surgiu há cerca de 5 mil anos atrás.

 

 

O que é Fulani Braids?

 

Numa primeira vista, as Fulani Braids se assemelham a outras tranças, como a nagô, aquelas tranças bem presinhas no couro cabeludo e a box braids, que são tranças soltas e também são conhecidas como trança kanekalon, porém há algumas características que diferenciam a trança Fulani das demais. E são elas:

  • É trançada da parte de trás da cabeça para a frente;
  • Possui uma ou duas tranças nagô de cada lado da orelha com as pontas da trança soltas para frente;
  • Também pode ter uma trança enrolada ao redor da cabeça, apesar deste visual ser cada vez menos utilizado;
  • Pode ser enfeitado com miçangas, búzios, prata e pedras preciosas.

Além destas quatro características, as Fulani Braids atualmente estão se modernizando e cada vez mais surgem padrões diferentes, formando desenhos ousados e cheios de glamour.

 

 

História das Fulani Braids

 

Há relatos de que as tranças surgiram por volta de 5 mil anos atrás e o nome Fulani ou Fula, representa o grupo étnico da região do Sahel, parte oeste da África. Antigamente os Fulani pertenciam à religião muçulmana e eram nômades. Hoje, os pertencentes da tribo estão majoritariamente em Camarões, Gana, Mali e Senegal. Porém, a maioria da população Fulani saiu da África para os Estados Unidos entre os séculos 16 e 19, por conta do tráfico negreiro.

O cabelo tem uma função muito importante na cultura africana. É através dele que homens e mulheres exercem uma comunicação não verbal que pode significar uma série de coisas, como, por exemplo, status social e de relacionamento ou localização geográfica.

 

Conheça o seu penteado

 

Se você pretende impactar com esse look poderoso está na hora de falar dos pontos positivos e negativos das Fulani Braids.

 

Prós

 

O look é uma opção excelente para quem está passando por uma transição capilar e não deseja ficar com os cabelos naquele meio termo entre liso e crespo. As Fulani Braids também são incríveis para se utilizar no verão por conta das tranças arejarem o couro cabeludo. E se você quiser usar qualquer tipo de produto regenerador da raiz dos fios, fica muito mais fácil de aplicar quando se está com estas lindas tranças.

Essa escolha é mais fácil de manter, leva menos tempo para ser feita se comparada a outros tipos de tranças e além disso, protege bastante o cabelo. A sua durabilidade é outro ponto positivo, de 3 a 5 semanas.

 

Contras

 

Os pontos negativos são que, apesar de ter uma variedade praticamente ilimitada de estilos de desenho quando feitas, as Fulani Braids não tem tanta variação por ser uma trança na sua grande maioria, fixa.

O que você pode fazer é mudar a forma de prender o cabelo, usar um coque ou um rabo de cavalo e assim, diversificar os looks. A parte da frente da cabeça também tende a ficar frizzada com mais facilidade, mas para isso você pode usar uma touca de cetim e amenizar o efeito.

E aí, gostou de conhecer um pouco deste look poderoso e cheio de ancestralidade? Vai fazer? Manda pra alguém que você conheça! 

Leia também:

Nossas redes sociais: