COMO SABER SE O BEBÊ ESTÁ COM FRIO

DÚVIDA COMUM, PRINCIPALMENTE PARA PAIS E MÃES DE PRIMEIRA VIAGEM, A MANUTENÇÃO DA TEMPERATURA DA CRIANÇA REQUER ATENÇÃO

 

 

Os recém-nascidos sempre choram quando sentem algum tipo de desconforto e acabam gerando dúvidas nas mães e nos pais de primeira viagem. Uma delas é como saber se o bebê está com frio

Segundo a pediatra Paolla Salgado, os adultos devem tocar o abdômen e o tronco para ver se estão mais gelados do que o restante do corpo, além de prestar atenção se o bebê apresenta tremor, se está apático ou com a boca arroxeada.

O cuidado deve ser redobrado na fase de recém-nascido, visto que os bebês ainda não têm capacidade de regular a temperatura do próprio organismo, podendo ficar mais frios, causando a hipotermia (redução da temperatura corporal). Nessa situação, o sangue passa a circular com mais dificuldade, o que gera desidratação.  

 

O que fazer se o bebê estiver com frio?

 

Se o bebê sente frio, o recomendado é vesti-lo com uma camada de roupa a mais do que o adulto que está cuidando dele. 

Por exemplo, se estou com uma blusa de manga comprida, o ideal é que ele esteja com um body de manga comprida mais um casaquinho. Caso contrário, ele pode resfriar e não conseguir aumentar a temperatura”, explica Paolla.

Além disso, a especialista indica mais um ponto de atenção na hora de agasalhar o bebê com frio.

Coloque uma manta, luvas, toca. A toca é muito importante para o recém-nascido, porque é por meio da moleira que ele perde mais calor”, afirma a pediatra. 

No entanto, se seu filho estiver com as costas e o pescoço suados, provavelmente está com calor e, por isso, deve-se retirar uma camada de roupa. Um exemplo é tirar o casaco ou, se estiver de manga comprida, trocar por uma roupa de manga curta.

 

Quando devo me preocupar?

 

Segundo a especialista, a temperatura normal do corpo varia de 36,5ºC a 37,3ºC.

Se o valor estiver em 37,5ºC, podemos pensar em hipertermia (aumento da temperatura corporal). Por sua vez, se for menor do que 36,5ºC, chamamos de hipotermia. São situações que os pais devem se preocupar”, diz Paolla.

No caso da hipertemia, que também pode ocorrer quando a criança é agasalhada demais, os sinais de alerta são choro, suor em excesso, irritabilidade e recusa de mamar. Agora, se ele estiver molinho, prostrado, além de não querer se alimentar, pode ser indício de hipotermia.  Nos dois casos, os pais devem procurar o médico o mais rápido possível. 

 

 

Leia também:

Nossas redes sociais: