PENTEAR O CABELO: SAIBA QUAL É A MANEIRA CERTA

SEPARAMOS 6 DICAS PARA VOCÊ NÃO CAUSAR DANOS AOS FIOS NA HORA DA FINALIZAÇÃO

 

 

Pentear o cabelo parece um ato simples por fazer parte da nossa rotina diária. Mas a falta de atenção a alguns hábitos – ao finalizar as madeixas – pode comprometer a saúde dos fios. Pensando nisso, selecionamos seis dicas para você arrasar na finalização e ter fios com mais brilho e aspecto saudável.

 

1. Comece penteando de baixo para cima

 

Se você tem o hábito de pentear o cabelo da raiz em direção às pontas, precisa começar a fazer o contrário. Para evitar tracionar os fios, é aconselhável desembaraçar as pontas e o comprimento para, depois, pentear em direção à raiz. Não puxe o cabelo, faça tudo com delicadeza, assim você evita que os fios se quebrem.

 

2. Use um creme ou spray para pentear

 

Quem tem cabelo cacheado sabe que alguns produtos são essenciais na rotina de cuidados, principalmente no momento da finalização. Nos dias de lavagem ou pós, o Creme de Pentear Brilho Intenso Cabelos Cacheados , de Natura Lumina, é seu maior aliado para definir os cachos e valorizar a curvatura dos fios por mais tempo.

 

 

Por sua vez, as mulheres de fios lisos costumam sofrer com nós e fios embaraçados. Na hora de pentear, elas podem aplicar o Spray de Pentear Antipoluição Cabelos Lisos, de Natura Lumina, no cabelo seco ou úmido.

 

 

3. Penteie os fios molhados

 

As donas de cabelo cacheado devem penteá-lo apenas enquanto ele ainda estiver molhado. Depois de seco, a ação de pentear agride os fios e desfaz os cachos. Além disso, quanto mais você manuseia as madeixas, mais frizz cria, porque abre as escamas dos fios. Então, aproveite para desembaraçar o cabelo ainda no banho, enquanto ele estiver com condicionador ou máscara.

Depois, você pode apostar na técnica da fitagem para ajudar a definir os cachos. No processo, você aplica creme para pentear e trabalha seu cabelo mecha a mecha com os dedos em movimentos firmes. Se quiser o cabelo mais volumoso, separe mechas maiores. Para menos volume, separe mechas menores.

 

4. Evite pentear o cabelo crespo quando seco

 

Além de aumentar o volume desproporcionalmente, essa prática pode quebrar os fios – como vimos anteriormente. O ideal é desembaraçá-los na etapa da umectação ou cuidadosamente durante a lavagem. Use os próprios dedos ou pente com dentes largos. 

A fitagem é capaz de transformar os fios crespos. Para alcançar os melhores resultados, invista em produtos certeiros como o Creme de Pentear e Fitagem, de Natura Lumina. Aplique no cabelo mecha a mecha. Amasse-as com movimentos suaves, das pontas à raiz, para melhor definição.

 

5. Escolha o acessório ideal

 

Se você tem cabelo liso, prefira os pentes de dentes mais próximos. As escovas do tipo raquete também são boas alternativas. Madeixas onduladas e volumosas pedem pentes com dentes mais espaçados. As escovas também devem ter cerdas com espaçamento maior. Por sua vez, os cabelos cacheados e crespos devem ser penteados com pentes de dentes largos – o mesmo vale para a escova. 

Mas não basta só escolher o melhor acessório – alguns cuidados com o objeto também são importantes. É necessário remover os fios de cabelo diariamente da escova ou pente com ajuda dos dentes ou cabos de outros pentes.

 

6. Aposte no pente garfo

 

O pente garfo é um acessório que não pode faltar na rotina de quem tem cabelo cacheado ou crespo. Ele é ferramenta indispensável para quem gosta de um volumão. Veja o passo a passo de como usá-lo: 

  • Espere o cabelo secar e encaixe o pente na posição horizontal perto da raiz;
  • Puxe o pente para cima para levantar a raiz e siga fazendo um movimento repetitivo da esquerda para a direita e da direita para a esquerda a fim de soltar o volume;
  • Repita esse movimento em toda a área do cabelo onde o objetivo é obter volume;
  • Remova o pente dos fios também na posição horizontal para conseguir o efeito desejado. Lembre-se apenas de não pentear o comprimento para não desfazer os cachos.

Leia também:

Nossas redes sociais: