Publicado em 17 Mai 2020, 07:05 em https://www.natura.com.br/blog/familia/sono-do-bebe-5-dicas-para-organizar-uma-rotina?consultoria=rosaemariabeleza
Quando o bebê chega em casa, um dos maiores desafios dos pais é organizar o dia a dia com o novo membro da família. E o sono, sem dúvida, é um dos momentos mais importantes. Além de ser essencial para saúde e desenvolvimento, também fortalece o vínculo com o pequeno.
O pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono, em São Paulo, afirma que a partir dos 6 meses de idade já é possível estabelecer uma rotina de sono – e até fazer o bebê aprender a dormir sozinho. Antes disso, segundo ele, é mais complicado, uma vez que os intervalos de sono são maiores e o tempo acordado é pequeno.
“Do nascimento até os 6 meses, os bebês dormem cerca de 16 horas por dia. Depois disso conseguem ficar mais tempo acordados e dormir mais durante a noite. É o momento de criar esse ritual”, fala o especialista.
Quando a luz natural do dia começa a baixar, desacelere o ritmo de atividades e diminua o barulho. Os bebês precisam de um tempo para o cérebro e o corpo entenderem que a noite está chegando.
“Uma sequência de eventos feita todos os dias no mesmo horário vai ajudar o bebê a saber que chegou a hora de dormir. O relógio biológico não nasce pronto, é preciso amadurecê-lo e, para isso, há essa influência externa”, explica Moreira.
Um banho relaxante pode estar entre esses eventos que vão desacelerar. Estabeleça um horário e aproveite esse momento de relaxamento para fortalecer o vínculo com o bebê. Incluir movimentos de massagem durante e após o banho também pode ajudar.
Depois de desacelerar o ritmo da casa e iniciar o relaxamento com o banho, Moreira reforça que é essencial criar um ambiente favorável ao sono, ou seja, escuro e silencioso. De acordo com o pediatra, o mesmo não deve ser feito durante as sonecas diurnas.
“As sonecas são bem-vindas, mas é preciso diferenciar os ambientes para que o bebê consiga saber o que é dia e o que é noite. Por isso, durante o dia, o sono deve acontecer com exposição à luz natural. Já à noite, o ambiente deve ser escuro”, explica.
Embora óbvio por já fazer parte da rotina desde o nascimento, o pediatra reforça a importância de colocar o bebê para arrotar após a mamada antes do sono. “Esse tempo é fundamental para eliminar o ar que ele deglutiu e ter menos chance de golfar e, assim, ficar pronto para adormecer bem e tranquilo.”
Ler historinhas e incluir músicas calmas nesse processo também podem ser alternativas. O importante, segundo o especialista, é que a família encontre a sequência que melhor funciona para aquela casa. “Não existe cartilha”, finaliza.
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.