Publicado em: 7 Jan 2021, 08:01 em https://www.natura.com.br/blog/sustentabilidade/consumo-consciente-5-dicas-para-adotar-habitos-sustentaveis-e-cuidar-do-planeta?consultoria=rosaemariabeleza
Consumir de forma exagerada pode trazer riscos para você e para o planeta. Para se ter uma ideia, por ano, são produzidos no mundo 1.3 bilhão de toneladas de lixo. 78 milhões de toneladas só no Brasil. E todo esse resíduo causa impactos ambientais negativos ao meio ambiente. Mas pequenas atitudes na sua rotina podem causar grandes mudanças nesse cenário.
Pensando nisso, separamos 5 dicas para você buscar alternativas menos agressivas ao meio ambiente, adotar hábitos sustentáveis no seu dia a dia e transformar o mundo em mais beleza e menos lixo!
Separar o lixo é uma iniciativa simples para você fazer na sua casa e contribui para a diminuição da quantidade de resíduo que é destinada a aterros sanitários e lixões, podendo poluir lençóis freáticos, liberar gases nocivos e abrigar animais transmissores de doença.
O processo de reciclagem possibilita que os materiais voltem ao ciclo produtivo sem utilizar novos recursos naturais. Então, separe vidros, plásticos, metais e papéis. Eles podem ser enviados para coleta seletiva de sua cidade, cooperativas ou catadores.
Já itens como baterias, lâmpadas, equipamentos eletrônicos, medicamentos e óleo de cozinha, que são altamente poluentes, devem ser levados para ecopontos específicos – supermercados, farmácias ou unidades especializadas em recolher esses materiais.
Você tem costume de reaproveitar embalagens de alimento para armazenar outros? É um hábito sustentável que já faz parte da sua rotina, e não exige grandes esforços. Reutilizar o que compramos colabora para que a gente consuma menos. Desse modo, o volume de lixo que geramos em nossas casas também diminui.
Além do pote de sorvete, você pode reutilizar embalagens de vidro para armezenar doces e grãos, por exemplo. As garrafas PET, por sua vez, podem ser transformadas em vasos de plantas e em objetos de decoração. Esse processo de reutilização ajuda a mitigar os danos ambientais. É só usar a criatividade para dar nova vida aos materiais!
Quando for comprar um produto, verifique se ele possui refil. Assim, na próxima compra, você só troca o conteúdo, economiza dinheiro e ainda gera menos lixo para o ambiente. Só a escolha desse tipo de embalagem já evita o descarte de 1,6 mil toneladas de resíduos no planeta por ano. Outro benefício para o meio ambiente é que a produção de refis evita que 4,3 mil toneladas de gases de efeito estufa sejam emitidas na atmosfera, o equivalente a 770 viagens de carro ao redor da Terra.
A maior parte do lixo que entope os oceanos é composto por plásticos, como o usado nas sacolinhas descartáveis. Isso prejudica a vida marinha e a nossa. Cerca de 83% da água que sai das nossas torneiras contêm partículas do material, e seus químicos tóxicos podem ser encontrados em nossa corrente sanguínea. Para ajudar a reverter esse quadro, lembre sempre de usar sua ecobag, como a Sacola Sustentável de Crer para Ver, quando for fazer compras.
Aproveite que você já está separando o lixo em itens reciclados e orgânicos e faça a compostagem aí na sua casa. É uma alternativa efetiva que ajuda a reduzir a emissão do gás metano (CH4), um dos principais causadores da aceleração do efeito estufa, fruto da decomposição de resíduos orgânicos. Além de melhorar a qualidade do ar, você ainda ganhará um potente adubo orgânico!
Cuidado do planeta é, sem dúvida, uma responsabilidade compartilhada. Por isso, a gente também tem feito nossa parte e pretendemos fazer muito mais para que possamos juntos mudar a história!
Desde 1983, oferecemos refis dos nossos produtos. Com isso, economizamos por ano o equivalente ao lixo produzido por 3,5 milhões de pessoas em um único dia. Além disso, todos os anos, reutilizamos 432 toneladas de plástico nas embalagens de nossos cosméticos. Isso significa que, nove milhões de garrafas PET de dois litros deixam de ir para o lixo com essa atitude.
E esse nosso movimento não para por aqui. A nossa linha Chronos é a única marca de antissinais que oferece refil no Brasil e 30% das nossas embalagens têm essa opção também. Além disso, estamos entre as 250 organizações que assinaram no fim de outubro de 2018 o Compromisso Global por uma Nova Economia do Plástico, documento que tem como objetivo erradicar o desperdício e a poluição causados pelo plástico.
Aqui na Natura, além do plástico, o vidro também recebe atenção especial. Nós fomos os primeiros a adotar esse material reciclado na perfumaria e, hoje, usamos até 30% dele nessa área, evitando anualmente o descarte de 944 toneladas de vidro.
O Programa Natura Elos, nosso programa de logística reversa, configura a responsabilidade compartilhada entre nós e nossos fornecedores de embalagens, como cooperativas, recicladores e fabricantes. Desde 2017, a empresa colabora para garantir a rastreabilidade, a homologação e a logística reversa em todos os seus fornecedores de materiais reciclados. Para decidirmos por um fornecedor de material reciclado, queremos saber quem coletou os resíduos e em que condições (no Brasil, são mais de 1 milhão de catadores de materiais recicláveis) e quem os transformou em matéria-prima reciclada, tudo documentado com notas fiscais e certificados.
Por meio do programa já recuperamos 10,5 mil toneladas de resíduos pós-consumo no Brasil, na Argentina, no Chile, na Colômbia e no Peru. Além disso, mais 142 mil toneladas de materiais foram recuperadas com o Programa Dê as Mãos para o Futuro.
Além disso, em 2020, nos juntamos à The Body Shop para criar nosso programa de logística reversa. A inciativa tem como princípio presentear consumidores com um novo produto ao devolverem cinco embalagens vazias em nossas lojas físicas. Assim, conseguimos dar novo começo ao material descartado.
Até 2022, queremos que 100% das nossas embalagens sejam isentas de componentes extras, além de não termos embalagens de plástico para uso único. E até 2025, pretendemos reciclar e reutilizar mais. Para isso, objetivamos que 100% das nossas embalagens sejam recicláveis ou reutilizáveis (refiláveis) e que 100% das nossas embalagens primárias sejam feitas de materiais reciclados pós-consumo ou renováveis ou biodegradáveis.
Temos também o compromisso Natura & CO Visão de Sustentabilidade 2030. E um dos pilares é a circularidade das embalagens:
– Reduzindo em 20% (ou acima) o peso delas;
– Estabelecendo que 50% de todo o plástico utilizado deve ser de conteúdo reciclado;
– Garantindo que 100% de todo material de embalagens deve ser reutilizável, reciclável ou compostável;
– Compensando, por meio de programas de coleta e reuso, 100% de descarte responsável onde não houver infraestrutura de reciclagem disponível.
***
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.